3 dicas para armazenar suas munições - Recarga Club

Munição tem prazo de validade?

Não seja surpreendido com seu equipamento travando ou não ciclando por uso de munições vencidas. Um dos fatores de segurança que devemos estar atentos é o prazo de validade das munições. Então, se você está por fora do assunto, dê uma olhada no nosso conteúdo.

A munição é composta por diversos elementos químicos sensíveis à contaminação e intempéries como a umidade e temperatura, sendo assim a validade está diretamente ligada as suas condições de armazenamento. Caso a munição seja contaminada ou exposta a variação de temperatura, seu desempenho fica seriamente comprometido. Na fábrica e nas lojas especializadas, as munições são armazenadas em locais adequados e em condições controladas. Nestas condições ideais, as munições estariam válidas por até 10 anos. A recomendação é que as munições sejam utilizadas em um prazo de até 06 meses após sua fabricação, o mesmo vale para as munições acondicionadas na arma.

Agora, o que sabemos é que a munição estocada por longos períodos tem diversos vilões, como: a umidade, a luz, a temperatura, manuseio e o impacto. Além disso, deve estar em um lugar seguro e longe de terceiros. Siga essas 3 dicas para não estragar sua munição.

✅ FAZENDO O CERTO: 

CUNHETES, são caixas de metal, madeira ou plástico, feitas para armazenagem de munições, muitas já adaptadas para cada calibre específico. 

EMBALAGENS À VÁCUO, são uma ótima opção para quem tem uma seladora. 

CARREGADORES, sabemos que não é a realidade da maioria dos brasileiros, mas é uma ótima opção. Outra dica é utilizar desumidificadores como o GEL DE SÍLICA para manter o ambiente seco.

⚠️DANDO UM JEITO: 

EMBALAGENS DE COMIDA, a famosa Tupperware é uma alternativa para o armazenamento, tendo em vista que prezam isolar o conteúdo do ambiente externo. 

SACOS COM ZÍPER PLÁSTICOS, famosos pela marca Ziploc, sua vedação torna-o uma ótima alternativa caseira. 

As GARRAFAS PET talvez sejam a alternativa mais utilizada nessa categoria, já que são feitas para isolar os componentes dentro da mesma e pelo custo baixo. Lembrando que o uso de desumidificadores é indispensável nesses tipos de recipientes.

❌ NEM PENSE EM FAZER: 

As formas erradas de armazenamento são basicamente o oposto das soluções apresentadas anteriormente. Um erro comum é deixar as munições soltas em um cofre, dessa forma as munições ainda estarão expostas aos fatores externos. Também é importante evitar o manuseio, pois nossa mão contém oleosidade e acidez suficiente para oxidar as peças. 

Outro ponto importante é mantê-las distante dos locais onde você limpa o equipamento, pois os produtos utilizados na limpeza podem se espalhar no ar, chegar até as munições e iniciar um processo de deterioração da espoleta ou da pólvora.

Se você sentiu falta de alguma informação ou ainda tem alguma dúvida, conta para a gente nos comentários!

1 comentário

jose afonso

jose afonso

Qual parzo maximo devo considerar para uso de monições em posto de serviço rotativo em que as miniçoes estao em uso 24 horas?

Deixe um comentário