8 passos para recarregar a sua munição | Recarga Club

8 passos para recarregar a sua munição

Caso você frequente clubes de tiro ou pratique caça esportiva com frequência, vai perceber que recarregar as munições é uma boa maneira de economizar dinheiro. Não importa se você está coletando estojos descarregados no clube de tiro ou se está guardando os estojos que você mesmo usou: é uma ideia inteligente, para qualquer atirador, investir em materiais e ferramentas para a sua prática. Leia este artigo e aprenda mais sobre o assunto.

 

1 - Juntando os insumos. 

 

Para fazer:

Reúna logo todos os insumos que serão necessários, para não perder tempo procurando eles.

Para saber:

Além da prensa de recarga, você precisará de:

  • Estojos previamente limpos e lubrificados;
  • Espoleta;
  • Projéteis com calibre correspondente aos dos estojos que você pegou;
  • Pólvora apropriada ao calibre dos estojos coletados.

Insumos para Recarga

 

2 - Desespoletando os estojos.

 

Para fazer:

Primeiro é necessário tirar as espoletas usadas. Encaixe o die desespoletador, essa peça é fácil de identificar pois tem uma espécie de agulha, ele será responsável pela retirada da espoleta e por dimensionar o estojo para o tamanho original.

Posicione o estojo no shell holder, com a alavanca levantada. Abaixe a alavanca para redimensionar o estojo e tirar a espoleta usada. Levante a alavanca novamente, retire o estojo e coloque-o em algum recipiente. Faça isso com todos os estojos.

Para saber:

Para conferir se o estojo está na dimensão correta, você pode utilizar um case gauge, trata-se de um peça que simula o cano da arma.

Algumas prensas têm mais de uma estação para posicionar estojos, em que é possível recarregar várias munições de uma só vez.

Desespoletador para Recarga

 

3 - Limpando os estojos.

 

Para fazer:

Há diversas formas caseiras para limpar os estojos sujos e usados, desde utilizar um pano para limpar individualmente até juntar todos em uma garrafa com receitas caseiras de limpeza. Porém recomendamos o uso do tamboreador, um item criado justamente para essa etapa da recarga.

Para saber:

A limpeza é de extrema importância tanto para a munição funcionar corretamente ao fim da recarga, quanto para não danificar sua prensa.

 

4 - Colocando uma nova espoleta. 

 

Para fazer:

Levante a alavanca na altura máxima e coloque uma espoleta nova no espoletador. Coloque então um estojo no shell holder. Abaixe a alavanca para posicionar a espoleta no estojo. Remova o estojo e verifique se a espoleta está nivelada com a base do estojo.

Para saber:

Também existem peças que aplicam a espoleta de forma independente. É o caso do espoletador manual e do espoletador de bancada.

Espoletador para Recarga

 

5 - Recarregando a pólvora.

 

Para fazer:

Há diversas formas de colocar a pólvora no estojo: 

  • Pode ser utilizado um die para polvorímetro, que irá fazer a abertura da boca do estojo e despejar a quantidade de pólvora previamente regulada.
  • Pode ser feita através de um polvorímetro de bancada, sendo separadas as etapas de abertura da boca e despejo de pólvora. O polvorímetro de bancada permite regular a quantidade de pólvora a ser derramada.
  • E também existe a forma mais manual possível. Utilizando uma balança de precisão devidamente regulada você irá pesar a pólvora e depois derramar no estojo. Use um funil ou um medidor para colocar a pólvora. Lembre-se de descartar a pólvora excedente, pois o pó pode danificar o equipamento em que for deixado.

Para saber:

Cada tipo de estojo tem uma pólvora de variedade e peso específico. O ideal é ler um manual de recarga, que contenha todas as informações sobre calibres e pólvoras. Mas temos uma planilha da CBC que pode ser de grande ajuda.

Pólvora para Recarga

 

6 - Assentando e crimpando o projétil. 

 

Para fazer:

Encaixe o die de assentamento, coloque o estojo no shell holder e abaixe a alavanca da prensa para moldar as bordas do estojo no projétil. Coloque o projétil no estojo aberto com uma mão e abaixe a alavanca com a outra. Ajuste o molde se precisar colocar o projétil ainda mais no estojo.

Para saber:

A etapa de assentamento e crimpagem geralmente são feitas com o mesmo die, ao mesmo tempo que ele empurra o projétil a uma profundidade adequada no estojo, ele acomoda suas as bordas (crimpagem).

Matrizes de Assentamento para Recarga

 

7 - Limpando e lubrificando as peças.

 

Para fazer:

Limpe os dies e o shell holder, e depois passe uma fina camada de óleo para armas.

Para saber:

O uso deste óleo aumenta a vida útil da sua prensa e das peças, e  também lubrifica as partes móveis da prensa.


8 - Guardando a munição. 

 

Para fazer:

Guarde as munições em caixas longe das armas e em local fresco e seco.

Para saber:

Manter as munições distante da arma é uma medida de segurança que qualquer atirador deve tomar. Só junte os equipamentos no momento que for utilizá-los.

Armazenar munições

Deixe um comentário